top of page

Saiba mais sobre a arte do origami

Quem nunca se encantou pelas dobraduras de papel típicas da cultura japonesa? A criatividade não tem limites quando o assunto é origami, a arte secular japonesa de dobrar o papel para criar figuras sem cortá-lo ou utilizar cola. Existe apenas um pequeno número de dobras diferentes, mas que podem ser combinadas de diversas maneiras para formar desenhos complexos. Normalmente, é utilizado um pedaço de papel quadrado cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes. Ao contrário do que se acredita, o origami tradicional japonês já foi menos rígido, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho.



Durante séculos, não existiram instruções para a criação dos modelos de origami: estas eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Em 1797, foi publicado o livro "Hiden senbazuru orikata", que continha o primeiro conjunto de instruções para dobrar um pássaro. Conforme foram surgindo métodos mais simples de fazer papel, este material foi se tornando mais acessível e o origami cada vez mais uma arte popular. Prova disso é uma impressão em madeira de 1819 chamada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel. Em 1845, foi publicado o livro "Kan no mado", que trazia uma coleção de aproximadamente 150 modelos de origamis - este livro introduziu o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. A partir desta publicação, o origami se popularizou como atividade recreativa no Japão.


Agora, uma curiosidade: segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil peças de origami teria um pedido realizado. E aí, será que vale a pena tentar? Para ficar por dentro de mais curiosidades sobre a herança cultural dos japoneses e sua deliciosa culinária, nos acompanhe nas redes sociais!


Facebook e Instagram: @nazosushibar


167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page