top of page

Vinhos e sushi: como harmonizar?


Quando o assunto é comida japonesa, o saquê é a bebida mais pedida e a primeira em que pensamos para harmonizar com os pratos. Mas a relação entre o vinho e os variados tipos de sushi pode revelar boas surpresas!


A diversidade dos temperos e molhos utilizados pelos japoneses pode dificultar na harmonização com o vinho. Alguns exemplos são o shoyu, o vinagre de arroz, o wasabi e o gengibre: estes ingredientes têm sabores característicos que podem assustar na hora de combinar. Além disso, elementos muito leves como peixes e vegetais também podem gerar uma dúvida a mais na hora de escolher o vinho.


De modo geral, os vinhos brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para acompanhar os pratos da culinária japonesa, cujos sabores são delicados. Quanto mais leve for a comida, mais leve deve ser o vinho - e não o contrário. Os sabores da comida devem ser acentuados e não sobrepostos pela bebida.


Mas os amantes de vinho tinto não precisam se preocupar: ele também pode ser uma boa pedida. A diversidade desta culinária é uma de suas principais características e a intensidade do vinho (assim como a sua cor e sabor) pode ir aumentando de acordo com a intensidade de sabor do prato.


O importante é não ter preconceito e se divertir testando novas combinações e descobrindo novos sabores! Aproveite a nossa rolha free válida de segunda a quarta no período do jantar, quando você traz o seu vinho e não precisa pagar pela taxa de rolha, e venha experimentar as diferentes combinações no Nazo!


6.301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page